Por Sãmella Martiniano | Foto Arquivo Observatório
A COOPPROJIRAU, desde sua fundação, apresenta mudanças e avanços importantes para o andamento das suas atividades. Hoje, os 69 cooperados já percebem os benefícios decorrentes da atuação da cooperativa. O reconhecimento da COOPPROJIRAU como instrumento de organização da produção garantiu o apoio da Assembleia Legislativa Estadual, que doou para a cooperativa um trator completo e 200 toneladas de calcário.
O calcário está previsto para ser entregue em maio e o recebimento do trator está dependendo apenas de questões burocráticas.
O cooperado Luiz Vicentinni mostrou-se feliz com a conquista da COOPPROJIRAU: “O trator que ganhamos é para nós uma grande conquista. Vejo um futuro muito bom, com tudo para dar certo, por meio dos projetos em andamento”.
Além da implantação do Projeto de Criação de Galinha Caipira em Regime Semi Confinado, a finalização do Projeto de Produção de Mudas (safra 2011), a cooperativa está prestando serviço à Energia Sustentável do Brasil (ESBR) no plantio e manutenção de 80.211 mudas na revegetação da Área de Preservação Permanente (APP).
Caminhando com sucesso, a cooperativa comprova ser um instrumento eficaz de organização. E quanto a sua sustentabilidade, a Coordenadora do Programa de Educação Ambiental (PEA), Adelina Fonseca, afirmou: “Qualquer empreendimento tem que ser sustentável, pois caso contrário ele não sobreviverá. Assim, também é o caso da COOPPROJIRAU”. Sustentabilidade é visão de futuro a partir do hoje – é produzir hoje pensando em vender no futuro, é autonomia.
Em relação ao futuro, está prevista a implantação de um abatedouro de frangos.
“A perspectiva da COOPPROJIRAU é que ela se torne um instrumento fomentador de desenvolvimento dos seus cooperados”, declara a Pedagoga do CNEC WorleyParsons, Yanamara Canedo.
Comments