top of page
Foto do escritorCoopprojirau

Diabetes: O que é?

Por Andressa Rocha


Diabetes é uma doença metabólica causada pela falta de insulina, a qual é responsável pelo processo da digestão dos alimentos. Nesse processo é extraída uma substância denominada de glicose.

A glicose é um tipo de açúcar presente no sangue sendo a principal fonte de energia para o corpo. Mas se este não for digerido corretamente, ocorre o acumulo de açúcar, dando origem à doença.

Entre os sintomas da diabetes estão: urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes a noite para urinar, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso – em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo comendo de maneira excessiva, cansaço, vista embaçada ou turvação visual, infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele. Mas ao passo que o paciente aprende a conviver com a doença e toma os devidos cuidados, o diabético pode levar uma vida normal.

Existem diversos tipos dessa doença, dentre as principais estão a pré-diabetes que consiste na possibilidade do paciente desenvolver a doença. Há também a Diabetes mellitus tipo 1, que ocorre entre 5 e 10% dos pacientes, a qual é causada pela perda da capacidade do pâncreas produzir insulina, decorrente dos próprios anticorpos atacarem as células que produzem esse hormônio. Sendo também a mais perigosa por apresentar uma insulina independente, que em casos mais delicados se torna fatal.

A Diabetes mellitus tipo 2 é originada quando ocorre a diminuição de insulina e defeito em sua ação, esta presente em 90% dos pacientes, geralmente sendo tratada por medicamentos orais ou injetáveis. E por fim a diabetes gestacional que aumenta a resistência à insulina, ainda não se sabe a causa exata do aparecimento desse tipo de diabetes.

O diagnostico é realizado por meio de exames feitos em laboratórios e pela identificação dos sintomas.

De acordo com a médica do Posto de Saúde de Nova Mutum Paraná Yaquel González Hidalgo, o tratamento deve ser feito com ajuda de medicamentos destinados à doença, principalmente aqueles orientados pelo médico, e com auxilio de uma dieta equilibrada. Ela também aconselha aos portadores da doença que pratiquem algum exercício físico tais como: caminhar, andar de bicicleta, correr e entre outros. Sempre dentro da capacidade de cada um.

A diabetes pode parecer uma doença inofensiva. Mas, se não tratada corretamente pode se agravar, e em alguns casos se tornar fatal.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dia das Mães

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page