Por Efai Rocha
Hoje em dia, é muito comum vermos crianças passarem a maior parte do tempo em frente a algum aparelho eletrônico, seja a televisão, tablet ou celular. Perdendo assim, momentos fundamentais de vivência em grupo e afastando cada vez mais de seu cotidiano a prática esportiva.
O esporte é de extrema importância na infância, pois proporciona o desenvolvimento psicomotor e intelectual nas crianças, trabalhando os músculos, melhorando o raciocínio, alimentação e sono, além de fazer com que elas descarreguem suas energias.
A falta de atividade física é uma das principais responsáveis nos casos de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e obesidade na infância. Em 2014, o Ministério da Saúde informou que 6,5 milhões de crianças e adolescentes já lutam contra a balança.
Fazer exercícios de forma divertida é o melhor caminho, inclusive para trabalhar a autoestima, proporcionando a autoconfiança, melhor relacionamento com as pessoas e a superar algumas doenças como a asma.
O importante nesta fase e na fase adulta é ter um estilo de vida ativo e gostar do esporte pelo prazer em praticá-lo, por isso é fundamental que a criança pratique o esporte que ela gosta, contando com o apoio e segurança dos pais. É importante respeitar a vontade e opinião dos seus filhos e tentar incentiva-los à terem bons hábitos.
O ideal é que as crianças façam em torno de 60 minutos diários de exercícios físicos. O mais importante é manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança e uma boa opção são as atividades na escola.
Praticar esporte é de extrema importância e, se iniciado na infância, proporcionará inúmeros benéficos ao longo da vida.
Comments