Por Mabline Martiniano/Colaboradora Luciana Di Pilla
Foto Andressa Rocha
Feira Cultural Murum-Paraná
A importância de resgatar e manter os costumes dos habitantes de Mutum-Paraná despertou a ideia de criar um espaço na nova vila, onde a comunidade relembre a sua história e vivências.
Assim, a Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Administração local e da Fundação Iaripuna, transformou esta idéia em realidade e realizou a primeira FEIRA CULTURAL MUTUM-PARANÁ no dia 22 de outubro no pátio da Administração de Nova Mutum-Paraná.
Os moradores apreciaram pratos típicos, dançaram ao som de músicas regionais com os grupos Pirarublu e Cobras do Forró e relembraram o antigo distrito, por meio de exposições fotográficas realizadas pelo Observatório Ambiental Jirau.
Iluminação, som de primeira qualidade e palco para as apresentações, foram itens cedidos pela Energia Sustentável do Brasil para contribuir na realização de um acontecimento inesquecível.
Além das barracas de comidas típicas, roupas e artesanatos foram expostos ao público.
Rosilene Prestes, Administradora local, declarou que além de relembrar a velha Mutum, a Feira Cultural Mutum-Paraná, tem o objetivo de promover a interação dos moradores remanejados com os novos, que vieram de outras localidades para a construção da UHE Jirau.
O evento ocorrerá quinzenalmente e tem como apoiadores a Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, SEMED, SEMDESTUR, ESBR, Camargo Corrêa, Rota Monitoramento, Siqueira Guinchos, Laiane Confecções, Lojas Gazin, Vereador Bengala, Deputada Epifânia Barbosa e o Observatório Ambiental Jirau.
Comments