Por Yanamara Canedo | Foto Clariana Belém
III Encontro Intercomunitário
O Observatório Ambiental Jirau promoveu o III Encontro Intercomunitário no dia 15 de agosto, no auditório do Centro Cultural, em Nova Mutum Paraná. Esse evento é realizado anualmente, no âmbito do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau, com o objetivo de reunir as comunidades de Nova Mutum Paraná, Jaci Paraná, Ramais 31 de Março, Primavera, PA São Francisco, Vila da Penha, Vila Jirau e cooperados da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) com os representantes do poder público municipal e estadual, lideranças políticas, instituições públicas e privadas para debater e encaminhar as questões problemáticas sobre saúde, educação, lazer, segurança pública, estrutura física e saneamento básico existentes nas localidades. Dentre os 23 órgãos e instituições convidados, 14 estiveram presentes.
Na visão da coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Adelina Fonseca, esse encontro foi o mais importante dentre os demais, pois houve maior envolvimento do poder público, o qual se comprometeu em se reunir novamente com os interessados no dia 19 de setembro para responder às questões expostas durante o evento e tentar solucionar os problemas apresentados.
A realização dos encontros intercomunitários fortalece o Observatório, enquanto representante da comunidade, e propicia a integração entre poder público e comunidades. Como exemplo de parceria, citamos a participação do Deputado Estadual Ribamar Araújo, atuante nas questões relativas à COOPPROJIRAU, segundo ele, a Adelina Fonseca é tutora da comunidade de Nova Mutum Paraná e com esta iniciativa, ela está tentando mudar o conceito de cidadania nesta região.
Os convidados participantes ficaram felizes com os resultados, como foi o caso do vereador Jurandir Bengala, que considerou o encontro excelente e, ainda, mencionou que gostaria que o mesmo fosse expandido à Jaci Paraná.
Uma das grandes preocupações da comunidade está relacionada à construção do campo de futebol de Nova Mutum Paraná. A obra está sendo executada pela Prefeitura, porém, segundo as lideranças, não está de acordo com as necessidades e com as solicitações, desta forma o presidente da Câmara dos Vereadores de Porto velho, Alan Queiroz, informou que solicitará o acompanhamento da obra por um técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMES) e que este dialogará com a comunidade.
A equipe do Observatório agradece a participação de todos no evento e conta com o apoio de cada um para dar continuidade ao desenvolvimento sustentável da região!
Comments