Por Deivisson Miguel
Quadro "Proclamação da Independência", do pintor François René Moreaux
Sete de Setembro é uma das datas mais importantes no Brasil, pois marca o fim do domínio Português e a conquista da nossa autonomia política. Na tentativa de se livrar da soberania lusa, muitas pessoas morreram como, por exemplo, Tiradentes, que foi morto pela coroa portuguesa por defender a independência no Brasil.
Dom Pedro I, foi Imperador do Brasil e o 27º Rei de Portugal, conclamou o povo a lutar pela independência em viagem à Minas Gerais e à São Paulo. Ele, também, acalmou o povo, que se preocupava em lutar, porque tinha medo de uma desestabilização social, ocasionada pelos altos impostos cobrados pela família real, tentativa de recolonização do Brasil e a ameaça da elite dominar a política. Durante esta viagem, ele recebeu uma carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia o retorno dele para a metrópole.
As notícias vindas com a carta foram o estopim e no trajeto de Santos para São Paulo, perto do riacho Ipiranga, Dom Pedro empunhou sua espada e gritou “Independência ou morte!”.
Esse fato ocorreu em Sete de Setembro de 1822, e o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal e Dom Pedro I tornou-se imperador do Brasil, através da Constituição do Poder Moderador.
Sete de Setembro é um feriado nacional e, em alguns estados, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro comemoram com uma marcha, onde brasileiros cantam o Hino Nacional.
Commenti