Por Andressa Rocha/Colaboradora Luciana Di Pilla
Cigarro. Apague esta Ideia!
Hoje em dia, 1,2 bilhões de pessoas no mundo tragam diariamente, em cada cigarro cerca de 4500 substâncias tóxicas e cancerígenas diferentes, dentre elas: nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. Destas 1,2 bilhões de pessoas, 38 milhões vivem no Brasil.
O cigarro é um dos maiores problemas de saúde pública e ambiental que a nossa sociedade enfrenta atualmente.
O consumo de tabaco é responsável pela morte de aproximadamente 14 mil pessoas em todo o mundo e assuste-se, este número de mortes é por dia. Além do cigarro causar doenças como cânceres, má circulação sanguínea, enfisema pulmonar, bronquite crônica, derrames cerebrais, úlceras, osteoporose, impotência, catarata e mortes prematuras é um inimigo cruel, se utilizado durante a gravidez.
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos, como abortos espontâneos, nascimentos prematuros, mortes, perda de peso do bebê e quando a mãe fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.
Quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior será o percentual de infecções respiratórias. Portanto, é fundamental que os adultos não fumem em locais onde haja crianças e animais de estimação para que não os transformem em fumantes passivos.
Tudo ou nada! Você pode parar de fumar.
Escolha o dia em que vai deixar de fumar;
Avise a família, amigos e colegas de trabalho sobre sua decisão e peça-lhes ajuda;
Sempre mastigue uma pastilha ou chupe balas para ter a boca ocupada;
Manipule uma chave, um elástico, uma moeda, para manter as mãos ocupadas;
Retire de casa, ou do carro, o tabaco, cinzeiros, isqueiros ou fósforos, ou pelo menos os coloque num local de difícil acesso;
Coma muitas vezes por dia, em pequenas quantidades;
Beba muita água e pratique exercício físico;
Evite o álcool, pois o álcool pode enfraquecer a força de vontade;
Evite ocasiões que aumentem a vontade de fumar;
Ao parar de fumar você tem uma vida melhor e vive mais tempo, reduzindo o risco de doenças sérias. Dentre os benefícios, sua pele ficará mais bonita e o paladar e olfato melhorarão.
Reflita e elimine este hábito!
Comments