Por Efai Rocha
Você sabe quais são os reais benefícios do mel?
O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções das abelhas. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.
Ele também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, auxilia no processo de digestão e também atua no funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais. O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde. Auxilia no tratamento de dor de garganta, problemas respiratórios e na pele, diminui os riscos de infecção urinária e melhora o sono ajudando a relaxar.
Muitos acham que não, mas o mel engorda. Por ser doce, o mel tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel faz engordar e não deve ser consumido por diabéticos.
O mel é contra-indicado para crianças menores de um ano. Ele pode conter uma bactéria chamada Clostridium botulunum, que causa o botulismo. Essa doença pode causar problemas sérios de saúde como visão dupla e embaçada, fotofobia, tonturas, boca seca, constipação, comprometimento do sistema nervoso (dificuldades para engolir, falar e se mover) e comprometimento dos músculos respiratórios.
Se aliado a uma dieta saudável, o mel é um ótimo nutriente alimentício. Pratique exercícios e viva bem.
Comments