top of page
Foto do escritorCoopprojirau

Produzimos todo esse material chamado Lixo sem perceber…

Por Mabline Martiniano

Foto Andressa Rocha


De uma forma diferente tive que começar essa matéria. Não cito o dia, mês, ano, ou lugar, porque o lixo não é jogado em apenas uma data, mês, ou ano, e sim, a todos os momentos, em todos os lugares.

Mas o que você faria se tivesse que cuidar de uma grande quantidade, ou até mesmo de todo o lixo do mundo?

Esse lixo não seria somente seu, mas de pessoas que o descarta com facilidade sem saber qual será o seu destino final.

E se um dia somente o “seu” lixo fosse parar em sua casa do mesmo jeito que você o descartou?


Enquanto pudermos deixá-lo em um lugar jogado a céu aberto, nas ruas, mares, dentre outros, tudo ficará aparentemente bem, até o momento que ele desaparecerá sozinho pela ação da natureza. E quando não desaparecer mais seria um grande problema, porque onde jogaríamos tanto lixo, já que teríamos ultrapassado todo nosso direito de usar algo e descartar sem sofrermos uma conseqüência. E então, o que acontecerá?

Simplesmente o lixo se acumularia em bueiros, rios, mares e tudo voltaria do mesmo jeito que foi descartado, ou em situação pior, para seus verdadeiros donos, os seres humanos, por meio de enchentes, onde doenças, como febre tifóide, cólera e disenteria contaminam a população.

Segundo dados do IBGE, um ser humano consegue produzir cerca de 5 quilos de lixo por dia.


A sacola plástica, que jogamos na rua, demora um tempo médio de 300 anos para se decompor,  uma lata de conserva de alumínio leva um tempo médio de 200 a 500 anos e a garrafa de vidro tempo indeterminado. De todo o lixo produzido apenas 03% é reciclado em todo Brasil, mas por quê? Pelo fato de ser 15 vezes mais caro reciclar do que jogar a céu aberto, ou em aterros sanitários.

Que material é esse, que produzimos com tanto tempo de durabilidade? O lixo. Se as pessoas utilizassem materiais que levam menos tempo para se decompor, ou recicláveis, ajudariam a melhorar o meio em que vivemos. Pois, essa produção de lixo desenfreada terá conseqüência.

Palestras de conscientização, de como tratar nosso Lixo, são realizadas no mundo inteiro, onde a solução apresentada não é parar de produzir o lixo, afinal não tem como, mas sim cuidar melhor dele! Existe um exemplo bem perto de nós de tais palestras. Aqui em Nova Mutum-Paraná ocorrem caminhadas ecológicas, palestras de como produzir brinquedos com garrafas pet e conscientização em relação à forma que devemos tratar nosso lixo. Mas todo este trabalho de conscientização só adiantará se cada um fizer uma produção consciente de seu próprio lixo.


Vamos trabalhar de mãos dadas nesta causa! É um dever de todos para proteger os futuros moradores, seus filhos; crianças que no dia 20 de novembro de 2010, participaram da Caminhada Ecológica com cartazes e fotos com os dizeres: “Ame o nosso planeta”, “Esse é o mundo que queremos”, valorizando uma palavra que tem apenas quatro letras: VIDA.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dia das Mães

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page