Por Mabline Martiniano
Derivados da Mandioca
O Subprograma de Assistência Técnica e Social (ATS) propicia mais um benefício aos reassentados do Reassentamento Rural Coletivo e Urbano: o Curso de Especialização de Derivados de Mandioca, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que contou com a participação de 13 pessoas de 17 a 20 de setembro.
Os moradores aprenderam a fazer panqueca, purê, pães, biscoito, bolo, queijadinha, costela atolada, bolinho, nhoque, pudim, escondidinho, torta, brigadeiro e suco…Tudo à base de mandioca!
A sócia do estabelecimento Dalila’s Lanches de Nova Mutum Paraná, Virginia Casemiro Cavalcante, participou do curso e nos contou em entrevista que trabalha há muito tempo no ramo alimentício e sabe dos benefícios que os derivados de mandioca trazem para a saúde.
Ela ainda declarou que o curso só veio a incrementar alguns produtos que já comercializava e, como voluntária, se dispôs em repassar todo aprendizado às merendeiras da E.M.E.I. Encantos de Mutum para melhorar a qualidade da merenda escolar.
O depoimento que obtivemos só vem nos confirmar que, de uma forma muito prática, o Subprograma está cumprindo um de seus objetivos: auxiliar as famílias reassentadas no complemento de renda. Virgínia concluiu sua entrevista dizendo que está ansiosa para o próximo curso, pois, o retorno é positivo.
Commentaires