Por Cicero Junior
Saúde Bucal
A higiene bucal é um assunto pouco debatido e é tão importante como tantos outros cuidados relacionados à saúde do ser humano, principalmente, pelo desconhecimento de parte da população sobre a importância dos cuidados orais.
A cárie e as doenças gengivais como, gengivite, tártaro e periodontite causam o mau hálito e um sorriso “doente”, quase sempre resultado de descuido pessoal.
O Governo Federal, na tentativa de estimular a higiene bucal e possibilitar à população tratamento odontológico, criou o programa Brasil Sorridente, que desenvolve uma série de ações para aproximar e ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito, tanto para a sociedade brasileira quanto para comunidade indígena por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). As estratégias para implantação desse programa variam desde instalações de postos de saúde a atenção especializada.
Segundo a dentista Ruth Rosa Oliveira, 42 anos, profissional do Spa Saúde Clindent, as doenças mais frequentes na população é a cárie, acompanhada de gengivite. E para evitar estes problemas é importante escovar os dentes após as principais refeições do dia. Ela conta que os usuários de aparelhos ortodônticos devem ter os cuidados redobrados, pela facilidade do acúmulo de bactérias e pela dificuldade na limpeza.
É importante mencionar, que ensinar a uma criança hábitos de escovar os dentes, passar o fio dental e ter uma higiene bucal adequada impedirá que esta sofra com tratamentos odontológicos futuramente. “Desde criança, ela vai se habituar a escovar os dentes, ou seja, será uma criança que não vai sofrer por causa de um descuido”, complementou a doutora.
Confira aqui, os cuidados que você dever ter com sua higiene bucal:
Escovar os dentes três vezes ao dia, ou após cada refeição;
Sempre que possível, usar fio dental;
Evitar comer doces ou tipos de alimento que podem causar danos aos dentes;
Utilizar antisséptico bucal.
Pequenas atitudes proporcionam a você um sorriso mais belo!
Comments