Piscicultores, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RO), Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO) e da Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) estabeleceram parceria para a realização do programa RIAP.
A reunião foi realizada em Ariquemes, nesta quinta-feira, 11. As ações do programa serão realizadas nas propriedades da região do Vale do Jamari.
O coordenador estadual da Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária (RIAP), Vitor Jesus Pereira, destacou que neste primeiro momento serão ouvidas as demandas dos produtores para as principais dificuldades encontradas no cultivo sustentável do peixe.
O professor e pesquisador do IFRO, Claudinei de Oliveira, destacou a iniciativa e disse que o Instituto está à disposição para colaborar com o desenvolvimento da atividade piscicultora dos produtores rurais, através do desenvolvimento de ferramentas de tecnologia e inovação capazes de melhorar o desempenho e gestão de uma propriedade.
O presidente da ACRIPAR, Francisco Hidalgo Farina, destacou que as demandas dos produtores serão trabalhadas pelo SENAR e serão transformadas em soluções tecnológicas. Em um segundo momento do projeto, os casos de sucesso serão replicados nos demais municípios de Rondônia e em todo o país.
SOBRE O PROJETO
O RIAP será realizado em cinco Estados brasileiros (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais), onde o SENAR vai desenvolver um projeto piloto, visando conectar os diversos atores e parceiros para contribuir ativamente com a transformação tecnológica no campo, por meio da identificação das necessidades reais dos produtores rurais e da busca de soluções.
Comments