Por Andressa Rocha
Procissão e Via-Sacra
A Semana Santa é um dos maiores eventos da Igreja Católica Apostólica Romana, uma tradição religiosa cristã que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
A preparação para esse grande evento começa na quarta-feira de cinzas, dia do início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que neste ano teve como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o objetivo de convidá-los a converter a Deus e irem ao encontro dos irmãos mais necessitados e sofredores, tratando de assuntos que afetam diretamente a dignidade humana ou a vida em sentido geral e seu lema foi “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
A Semana Santa inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, e durante a semana acontece várias celebrações, entre elas a Missa de Lava-Pés, a Via-Sacra e a Vigília Pascal.
Como de costume, na noite da via-sacra, ocorre a encenação do teatro da Paixão de Cristo e os fieis seguem em procissão nas ruas. Mas, em Nova Mutum Paraná, neste ano foi diferente, ao invés do teatro, a comunidade de Nossa Senhora de Nazaré fez a procissão nas ruas e pararam em algumas casas, que significaram uma estação em que Jesus parou, na trajetória de sua morte.
Este momento é de muita importância para as pessoas e para a igreja, conforme revelou Renivon Pereira, participante da Igreja: “Um dos momentos mais importantes na minha vida é a caminhada para conquistar a fé adulta, é uma lembrança importante da minha família (a igreja) juntos na mesma comunhão. Ah, é maravilhoso participar desse amor. É nesse tempo que todos olham para seus irmãos lembrando-se do amor maior de Cristo”.
“Quando vivemos esse momento, tenho a sensação de reviver a morte de Jesus Cristo e com isso, acreditamos que vamos cada vez mais, nos convertendo para a crença d’Ele, com a ressurreição, a esperança de um mundo melhor ressurge e acreditamos que a ressurreição em Jesus é real”, enfatiza Thiago de Lima Lopes, cantor e violeiro da igreja.
Commenti