Por Isabelle Cordova
Frequentar salões de beleza, fazer procedimentos estéticos, “andar na moda”, buscando tendências, e investir em produtos e acessórios bem elaborados, não são mais hábitos exclusivamente femininos.
O homem do século XXI está cada vez mais preocupado com o cuidado pessoal. Segundo a empresa de pesquisas Euromonitor International, shampoos, os sabonetes, produtos de barbear e cremes movimentaram cerca de US$ 5 bilhões em 2015 e este ramo só tende a crescer. Reforçando esta tendência, Mirian Lima, vendedora de cosméticos e moradora de Nova Mutum Paraná, relatou: “Trabalho com cosméticos em geral e cada vez mais cresce o número de homens em busca de produtos específicos para eles”.
A mudança de comportamento dos homens em relação aos cuidados com o corpo surpreende a todos e fez com que o termo “metrossexual” virasse moda. E você sabe o que é um metrossexual? Metrossexual é uma junção das palavras “metropolitano” e “sexual”, cujo significado se refere a um homem urbano que se preocupa em cuidar da aparência.
A rotina para o homem vaidoso é igual à das mulheres: “Mês em mês faço selagem. Corto meu cabelo toda semana e já aproveito para fazer as sobrancelhas. Faço hidratação sempre, procuro usar hidratante para o corpo, mãos, pés, uso protetor solar e faço limpeza de pele também”, relatou Marcelo Ferreira de Oliveira, 18 anos, consultor de vendas e morador de Porto Velho- RO.
Além das academias, lugar em que os homens procuram conquistar o corpo perfeito, a Associação Brasileira de Clínicas e SPAs afirma que o homem já é responsável por mais de 30% do movimento nestes estabelecimentos comerciais que dispõem de um local elegante e com estrutura específica para oferecer aos clientes tratamentos de saúde, beleza e bem-estar.
A vaidade, que antes se limitava a um corte de cabelo, ou uma gravata nova, vem tomando espaço e se tornando mais comum para os homens, que estão mais atentos às tendências e mantendo o cuidado com a aparência. Por incrível que pareça, esta mudança de comportamento pode ter como consequência o preconceito como citou Marcelo Ferreira em entrevista: “Ainda existe muito preconceito com relação a isso, muitas vezes o homem é machista demais e pode ter atitudes preconceituosas e comparar metrossexuais com homossexuais. Contudo, não costumo me importar, cuido da minha aparência, porque gosto, e, além disso, as mulheres também preferem homens que cuidam da aparência assim como elas”.
Comentarios