Por Sãmella Martiniano
Você Conhece?
Parece fácil responder a esta pergunta, mas se considerarmos a quantidade de pontos comerciais existentes aqui em Nova Mutum-Paraná, concluiremos que realmente a cada dia fica mais difícil conhecer todos os pontos da localidade.
Em Mutum-Paraná, seus moradores sofriam pela falta de serviços, tendo que percorrer a distância de 165 km, com destino a Porto Velho, para fazer compras, tratamentos odontológicos, pagamento de contas, entre outros.
Em decorrência da construção da UHE Jirau, a população foi remanejada para Nova Mutum-Paraná, onde existe uma diversidade de comércios e serviços oferecidos.
Os comerciantes da antiga Mutum dividem este momento com aqueles que se estabeleceram na região recentemente e que trouxeram aos moradores a chance de desfrutarem de comodidades de uma cidade grande: banco, restaurantes, sorveterias, farmácias, pizzarias, centro comercial, lojas, papelarias, salões de beleza, dentre outros.
O que interessa é reconhecer o desenvolvimento econômico vivido pelos moradores remanejados, junto aos os trabalhadores da UHE Jirau que vieram de outros locais.
O progresso é evidente, mas a ansiedade quanto a estabilidade destes comércios, após a construção da Usina, são parte dos debates ocorridos nas reuniões do Grupo de Trabalho Urbano, realizadas com representantes da comunidade.
Ansiamos que o crescimento continue e que seja ainda melhor!
ความคิดเห็น