Por Sabrina Matiello
Mapas
A bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do planeta Terra e está localizada no norte da América do Sul, abrangendo vários países como, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela. Ela abriga o sistema fluvial mais extenso do mundo, o rio Amazonas, cuja nascente fica nos Andes peruanos. Essa região tem a maior concentração de água doce em estado líquido do planeta, é protegida pela maior floresta pluvial tropical e se destaca por apresentar elevados índices de diversidade biológica. Mas, como o mar teria passado por aqui?
De acordo com o estudo “Amazônia: diversidade biológica e história geológica”, do Doutor em Biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Marcelo Menin, na era Paleozoica, a América do Sul estava ligada à África e a bacia Amazônica encontrava-se coberta por um mar aberto para o Pacífico. Depois de centenas de milhões de anos, houve uma separação das placas continentais, o oceano Atlântico começou a se formar e separou a América do Sul da África. Com a separação, ocorreu o choque das placas tectônicas formando a Cordilheira dos Andes e o atual sistema de drenagem da bacia, criando consequentemente uma imensa floresta equatorial.
Todos esses eventos ocorreram de forma extremamente lenta, ao longo de milhões de anos graças à movimentação tectônica, e hoje, alguns resquícios desta era podem comprovar a existência desse mar na região.
Esta hipótese gerou uma série de estudos que detectaram fósseis de origem marinha nos sedimentos da Bacia Amazônica. Em 2012, após 04 anos de pesquisa sobre o processo evolutivo de diversificação de anêmonas de tubo, espécies encontradas em ambientes marinhos, pesquisadores dos departamentos de Zoologia e de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo (USP), obtiveram um resultado inesperado. Por meio de análises de DNA foi possível estimar que os organismos presentes no Atlântico Sul, tiveram como ancestrais anêmonas existentes apenas no Atlântico Norte. Neste momento, os pesquisadores se questionaram sobre o trajeto que as anêmonas fizeram para vir ao Atlântico Sul. A resposta foi surpreendente, pois, provavelmente não foram carregadas pela corrente marinha, pois estudos geológicos mostram que já naquela época as correntes eram geradas, como hoje, do sul para o norte. Portanto, a espécie não poderia ter vindo desta forma e sim por meio de um mar existente na Bacia.
Os resultados deste estudo são importantes tendo em vista que reforçam a teoria de que há cerca de 10 milhões de anos a bacia Amazônica era ocupada por um mar interno que ligava o Caribe ao Uruguai. Você consegue imaginar um mar nesta região?
Comments